Mensagem do VM III
- garciacruz5
- 23 de jun. de 2022
- 5 min de leitura
Pubicado na Newsletter V Impérion.8, 2014.
"Não vem o reino de Deus visivelmente, nem dirão: Ei-lo aqui ou ei-lo ali, porque o reino de Deus está dentro de vós"
(Lucas 17:20 e 21)

Amados Irmãos,
Muito humildemente vos comunico a boa nova que a nossa/vossa Newsletter n. 8 cruzou fronteiras, ultrapassou barreiras criadas pelos homens e as barreiras naturais, pode-se dizer que está valorizada e enriquecida por diversas pranchas de Respeitáveis Lojas de outras Obediências Regulares!
Antecipando a sessão de Grande Loja, a realizar no próximo mês de Setembro onde celebramos não só a Maçonaria de países com fortes laços históricos com Portugal e que adoptaram a mesma Língua Portuguesa, mas a consciência de termos em comum que, em determinada altura da vida, fomos conduzidos como candidatos na senda pessoal da Maçonaria. Aqueles que com perseverança procuram com ardor a Verdade, trabalham no aperfeiçoamento do Ser e da Sociedade, agem como Homens Bons e Justos, independentemente da luta e sofrimento que lhes possa causar as correntes e ilusões dos outros. É no renascimento da ignorância e da falta de valores para o trabalho do mestre no Templo do G\A\D\U\ que compreendemos qual o elo que nos une. A Aceitação da universalidade, da diversidade no Uno é muitas vezes o que nos separa de religiões, nas suas diversas formas, em exemplo, na forma de sociedades anónimas, ou sociedades em forma de religiões, em detrimento dos valores.
Abrimos a newsletter com uma prancha sobre a Profecia e avançamos com a excelsa prancha sobre o Rito Português lida na consagração da R\L\ Marechal António Teixeira Rebelo, mas encontramos pranchas enviadas da R\L\ Simbólica Cavaleiros da Harmonia nº 0551 e da R\L\ Simbólica William Wallace nº 4125, do estimado G\O\B, que nos iluminam com o fraterno pensamento de obreiros da maçonaria brasileira, que nos trazem questões pertinentes. Outras pranchas de outros países houvessem…
Uma das razões da inteligência é mesmo o reconhecimento da nossa ignorância no espaço e tempo, na abertura de pensamento a outras formas de olhar o mundo, porque no início e no fim Todos Somos Filhos do G\A\D\U, todos nos encontramos numa única Natureza, numa Natureza Una. E todas as formas de religiões, culturas, empresas, etc são formas de olhar uma única coisa só! Os animais, na sua racionalidade, sabem estar em harmonia, sabem compreender, o que nós complicamos, dividimos, atalhamos e manipulamos.
Não vamos mais dividir, nem criar dogmas, mas sim unir! Mais são as semelhanças que nos unem do que as diferenças que nos enriquecem. O que nos separa é somente a hipocrisia e como diz o V\M\ Rogério T. da muito R\L\ Mozart n. 49 “Quem actua com soberba e má-fé, dá asas à hipocrisia.”
O silêncio é de ouro, quando nada tens a acrescentar, então o silêncio é sabedoria. Os que muito falam pouco constroem, dando asas grandes e negras à hipocrisia, pois se um justo chegasse a este mundo seria perseguido, caluniado e humilhado como fizeram a tantos outros, que acabaram assassinados. A intriga foi arma que minou os discípulos de Willermoz e de outros Mestres, a intriga é a arma dos que não sabem semear, não têm amor nem justiça em seu discernimento.
Porque as trevas falam em nome da Luz, conhecem de cor todas as suas palavras mas não a compreenderam.
Porque Ele trouxe o Amor e não o compreenderam, Será da Justiça a nova Tábua?, Não sei, mas sei que quem semeou receberá e quem ganhou com a sementeira dos outros mais oportunidades não terá!
Meus bons amados Irmãos, o caminho só pode ser o da união entre todos e do trabalho para todos. Que colmeia pode ser construída, que mel e alimento poderemos fabricar, se não estivermos unidos num objectivo comum?
Quando falo em união, falo muito mais do que julgam. Falo em coragem e amor.
São as nossas acções que falam por nós e não nossas palavras. Os que tiverem a coragem de trabalhar para todos e tiverem um comportamento de cavalheiro, conseguiram ultrapassar os testes e encruzilhadas e são Irmãos de grande valor.
Não nos podemos deixar cair em enganos, meus Irmãos, pelos invejosos que envenenam as nossas vidas. Estar alerta, saber ouvir e vislumbrar o ou os interesses por detrás das palavras e relembrarmo-nos de agir conforme o que aprendemos na iniciação, aumento de salário e elevação. Pois estão lá e encontramos todos os mais altos interesses da maçonaria. Ensina como deves trabalhar o teu Ser, não prejudicar o próximo e ajudar pela solidariedade humana e filantropia é, como disse o nosso M:. R:. Grão Mestre José Moreno, um acto de elevação.
O meu discurso pode parecer repetitivo aos olhos e nos ouvidos dos que convivo diariamente e não só, nada de material me levou a abraçar a nossa ordem, apenas vim por que tenho que estar, “nós somos aqueles que nós próprios estávamos esperando”. Acredito que temos o dever de ser melhores, de fazermos o nosso melhor, de corrigirmos injustiças, de lutarmos contra todas as formas de opressão que nos colocam, estou convicto que é na nossa união que seremos capazes de tudo.
Existe uma excelente massa crítica na nossa obediência, como não se encontra em nenhuma outra associação!!!. Acredito que podemos e seremos a referência, a intervenção, a candeia de Luz na sociedade.
Os que ficam para a história são os que sonharam serem mais e melhores! E tenho o sonho e confiança que muitos de nós querem construir um mundo melhor e justo e todos os sentidos em todas as formas e em todas as direcções de norte a sul, de ocidente a oriente!
Deus dá-nos uma família na terra e depois manda procurar a verdadeira. Necessitamos de vislumbrar os mais iluminados e maiores de espírito para a Maçonaria, evitemos os maiores na matéria e para a matéria! Confirmemos o que dizem pelas com suas acções, pois elas mostram-nos a grandeza do seus corações.
A GLRP está acima de fulano e/ou sicrano. Os interesses da obediência, em suas regras, nos seus Landmarks, é o ponto primordial, como fosse ponto de equilíbrio numa alavanca aquela que serve para a alavancar e elevar.
Nesta despedida após dois veneralatos, os quais me honraram muito, nas funções de V\M\ da R\L\ V Império e, em todo o tempo, acompanhado pelo meus queridos irmãos, mas sentado numa cadeira deveras solitário. O tempo deixou-me pensar nestas perguntas que vos deixo:
Quem tem coragem de vir construir um mundo melhor?
De ajudar quem carece?
De cultivar o seu campo interior semeando no mundo pequenas gotas de felicidade?
Vamos realizar o nosso destino?
Juntos, unidos na construção de um novo mundo?
À vossa ordem
Eu sou L. Cruz
"Quando... vier o Filho do homem em Sua glória... então Se assentará no trono de glória. E dirá às ovelhas à direita: Vinde, benditos... e possuí por herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-Me de beber; fui estrangeiro, e hospedastes-Me; estive nu, e vestistes-Me; estive doente, e visitastes-Me; na prisão estive, e viestes a Mim. Então os justos... responderão: Quando Te vimos assim?... Mas, respondendo, o Rei,... dirá: Amém vos digo que, quando o fizestes a um dos mais pequenos de Meus irmãos, a Mim o fizestes. E o Rei dirá coisas semelhantes aos bodes, que estiverem à esquerda; e como estes não fizeram tais coisas, dirá: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." (Mat. 25: 31 a 46).




Comentários