top of page

O Mundo da Língua Portuguesa

  • garciacruz5
  • 23 de mai. de 2022
  • 7 min de leitura

Publicado em 2017, GLUP.


A Gbodo ko Ile Awon orisun wipe ojó kan pa wa ongbé

Proverbio Yorubá

Tradução; Não devemos sujar a fonte onde um dia matámos a sede.



Meus muito querido irmãos,


Foi-me honradamente distribuído uma prancha sobre a Lusofonia, tema deveras importante cuja mestria no traço não será fácil. Colocar sobre símbolos alfabéticos os pensamentos, emoções, desejos, culturas, tradições que enriquecem esta grande pátria da Língua Portuguesa parece-me impossível, mas vou tentar transmitir a riqueza que os povos que falam esta língua possuem. Peço ao Grande Arquitecto, que traçou tudo o que existe, me ajude e desde já Lhe agradeço a beleza de toda a Natureza e de todos os seres criados. Basta olhar para a Mãe Natureza para percebermos a sua Magia e, partilharmos a vida com todas as vidas existentes, neste planeta Terra, é sem dúvida uma bênção. Peço igualmente ao Grande Arquitecto que traga Luz a todos os humanos e a sua palavra perdida seja compreendida e todos nós caminhemos para Sermos mais sábios na Liberdade, Igualdade e Fraternidade dos nossos irmãos.

s

Depois desta pequena oração volto ao tema Lusofonia que prefiro chamar-lhe a Pátria da Língua Portuguesa. Os homens (com h minúsculo) gostam de criar fronteiras, burocracias, correntes mas como dizia o poeta esta é a minha pátria. Conheço pessoalmente quase todos os países onde se fala este nosso idioma e posso dizer com toda a certeza que não sei qual o mais belo e com o povo mais bonito. São mais as semelhanças que nos unem às diferenças que nos enriquecem, dos Macuas e Xanganas de Moçambique, aos festivais da ilha de Luanda de Angola (os meus respeitos à Rainha Ginga), à musicalidade e hospitalidade de Cabo Verde, a riqueza ambiental da Guiné, a gastronomia de Goa, Damão e Diu, a alegria do povo Brasileiro, etc, etc… Se calhar ainda não perceberam as influencias que todos sofremos uns com os outros nestes últimos séculos. Mas informo que encontramos misturas na gastronomia, cultura, musica, pintura, costumes, trajes, palavras, festas, tradições, maneiras de ser e pensar. Aconselho uma reflexão sobe esta matéria que vejam as influências que trouxemos e sofremos, enriquecendo-nos e fazendo de nós Portugueses um povo Global, diferente do resto da Europa. A Língua Portuguesa tem o seu próprio caminho e agradeço a todos os povos por este mundo que a receberam e a amam. Esta Língua Portuguesa não é mais dos Portugueses, lamento informar, mas é de igual modo de todos os que a pensam.


Portugal só será grande se perder aquilo que pensa que é e abraçar o seu destino de Ser toda a nação africana, sul-americana e asiática. Grandes Homens fizeram e nasceram de sua terra, grandes destinos tiveram, obviamente que estes trazem sempre oposições (Não há árvore que não cresça a ser sovada pelo vento para se tornar grande e forte.)




Uma palavra de respeito à civilização dos Indíos do Brasil, Já chega de atentados contra a Humanidade, contra o seu modo de vida e território em nome do desenvolvimento capitalista desenfreado e herético. Somos filhos da Natureza de diferentes tradições e culturas, nenhuma nem ninguém está acima ou abaixo de seu semelhante. Queremos uma Nova Ordem Mundial? Sim!, mas sustentada num império humanista e bem-estar e não na escravidão burocrática da finança especulativa e tecnologia ultrapassada que nos controla em vez de nos libertar. Se pensam que por viver num país mais desenvolvido em infraestruturas e tecnologias, com economias mais fortes e grandes complexidades burocráticas, financeiras, empresariais etc, são mais inteligente do que os outros, enganam-se, lembrem-se que uma tribo em Africa, sem acesso à “civilização” pode-vos ensinar muito sobre o índice de felicidade e respeito pelos outros, que vós não possuem por estarem domesticados, lembrem-se que uma tribo no meio da Amazónia tem muito para vos ensinar sobre as plantas que curam os vossos corpos doentes causados por mentes stressadas e ansiosas por conquistar um bom emprego, um bom carro, uma família de sucesso. Isto não é crítica alguma a países, mas a pessoas que vivem na sua ilusão hipócrita de adoração a falsos deuses e que não param para pensar e ver toda a extensão da Civilização, da Língua Portuguesa e seu imensurável valor. Peço que se elevem e dispam as vossas vestes de nacionalidade, cor de pele, riqueza financeira, círculos sociais, tudo o que a sociedade e família vos ensinou e pensam que possuem como certo e vejam que a nossa maneira de Ser tem muito a ver com a estrutura de pensamento que a Língua Portuguesa nos dá a todos nós. Que o nosso território é toda a Língua Portuguesa,

O Império da Língua Portuguesa é sustentado na Liberdade para cada ser como é, sem juízos de valor; na Igualdade de todos sem ofender ou prejudicar; e na Fraternidade, Verdade e Respeito que temos e devemos ter para com os outros e, não menos importante, para connosco próprios. Vamos voltar a unir e a dar as mãos de Macau a Portugal, sem interferir na Liberdade de ninguém, mas trazendo a Igualdade de cada um. Juntos somos mais fortes.

Peço desculpa a todos os Irmãos de ter traçado uma prancha com base naquilo que Sou e penso, mas sempre lutarei pela Liberdade de tu dizeres aquilo que pensas! Tenho muitas poucas certezas na vida, mas uma das quais é que tudo está sempre em constante mudança e equilíbrio, o GADU quando traçou a sua prancha Universal e criou todos os seres conhecidos e desconhecidos por este Universo fora, fê-lo para sermos livres e felizes e não para deixarmos de Ser o que queremos Ser para representar o que os outros querem.

Não acredito em Religiões, mas em sermos religiosos. Como tal, achei por bem colocar este texto que recebi no Facebook de Maria Padilha do Umbanda, uma das religiões que nasceram na Língua Portuguesa e que não percebo bem mas palavras que entendo e se adequam a todos nós como Maçons; “Andei meio indignada com tantas futilidades, não imaginam como fica difícil, seguir a nossa missão de ensinar que a Umbanda é uma religião. Quando muito desanimo, penso nos Orixás amados, que em nós confiaram a importante missão, eles por sua vez, quando estes filhos lhes ferem a sensibilidade, lembram-se de Pai Oxalá, lembram-se do Cristo Jesus, e em uma muda prece cicatrizam seus corações. Por que julgam vocês que os guias foram feitos para satisfazer suas vontades, facilitar-lhes a vida, concretizar suas vinganças mesquinhas? Por que acreditam os médiuns que são melhores que os outros só porque incorporam, ou tenham qualquer outro tipo de mediunidade? … Quem lhes disse que coisas materiais, ou qualquer sincretismo irão torná-los à altura de um líder religioso?

Não sabem que para se tornar um líder tem que, primeiramente, obter evolução espiritual e que esta só vem através de reforma íntima? Não sabem que o que importa é cumprir uma missão voltada para as necessidades espirituais de cada um, que muito útil é o médium que fica naquele cantinho do terreiro, simples, humilde, mas dono de uma grande firmeza que mesmo não atendendo nenhum consulente dá suporte para que o templo possa funcionar que sua firmeza proporciona condições de muitos serem atendidos sem mesmo terem aberto suas bocas. Não imaginam que existem infinitos atendimentos feitos fora do terreiro, de tantos e tantos irmãos. Mas são antes de tudo, filhos de Deus Pai, e que nós espíritos trabalhadores sendo de qual seara for, que trabalhamos nas Leis do Pai, não nos importamos com a crença religiosa de cada um, vendo apenas a sua necessidade, e muito precisamos das energias positivas que devem ser emanadas durante os trabalhos espirituais, também aproveitamos os trabalhos para levar para ali espíritos trevosos ou não, endurecidos no ódio, muitos dos quais tão embrutecidos que precisamos do ectoplasma dos médiuns umbandistas. As vezes, até da incorporação para que possam mais rapidamente tomar a forma humana, para então depois levá-los para as vias de evolução, ou seja, entregá-los a Lei Maior.

Filhos procurem na Umbanda a evolução espiritual, esta é a primordial função de qualquer religião, vocês dirão então quando temos problemas materiais, quando uma faca nos atravessar o peito, não poderemos contar com os guias? Eu lhes responderei: Claro que sim, sempre passaremos a força necessária, sendo permitido lhes abriremos os olhos, afastaremos as energias negativas segundo o merecimento de cada um, mas jamais poderemos interferir em seus carmas no direito de cada um do livre arbítrio. A caridade deverá ser sempre a primeira preocupação de cada filho, e as suas atitudes no dia a dia, deverão sempre refletir o seu amor ao próximo. Bem, já falei demais, existe muito trabalho a ser feito, sei que muitos escutaram sem ouvir, outros tantos ouviram, escutaram, mas duvidam que estas palavras partam realmente de mim, outros poucos escutaram, ouviram e estão a refletir, nestes o solo é fértil, e se ao menos um dentre desses poucos tentarem por em prática eu já me sentirei muito agradecida.” *Por Maria Padilha


A prancha viva do GADU, a Natureza, nada lhe passa incólume, e todas as causas têm efeitos. Tudo é por ela observado, pois nós somos Seus filhos e é nossa responsabilidade maior tomar conta de tudo e de toda a Natureza do GADU.

Como dizia o Mestre Perfeito quem tem olhos no coração vê, quem não tem não vê a verdade apenas escuridão

Existem muitas feridas no coração por cicatrizar. Não percebem a profundidade destas palavras, mas existem feridas deixadas em Africa e no coração de todos os Africanos, como existem feridas nos corações daqueles que foram expulsos de suas terras. A ignorância é a pior ferramenta e o preconceito e opiniões são feitas por todos nós. Posso dizer que o Brasil é o produto do Amor dos portugueses pelos africanos. Sinto uma amizade profunda entre povos de Língua Portuguesa, felicidade por estarem com Portugueses e um amor e respeito para com todos.

Só homens maiores percebem e poderão encaminhar um novo Mundo ao mundo da Língua portuguesa, homens que todos esperamos que apareçam, sem medos, para que possamos crescer humanamente de mãos dadas.


Que a Justiça Impere, que o Amor reine e a Liberdade triunfe,


Vamos cumprir o Ideal!


O Vosso, Vice Grande Oficial para as Artes da honrada G:.L:.U:.P:.

Aos meus amigos do Brasil, Macau, Portugal, Angola, Macau, Guiné-Bissau, Goa, Damão e Diu, S. Tomé, Timor Leste, Cabo-Verde, e a todos os outros que estão espalhados pelo mundo, desejo um forte TAF.

PS – Obrigado África, India e Brasil pelo Amor que me dão e por terem recebidos grandes homens como Padre António Vieira, Camões, Agostinho da Silva, Luís de Menezes, etc, quando Portugal os rejeitou!

PS2 - Esta prancha foi escrita sem respeito ao acordo ortográfico, pois a Língua Portuguesa, na práctica não estabelece regras, nem barreiras. Serve para Comunicar e cada um fá-lo da maneira que sabe e quer. Quanto muito, devemos ensinar a falar melhor a Língua Portuguesa, apenas para nos comunicarmos melhor e ajudarmo-nos todos a sermos melhores em tudo o que fazemos.


Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por Pensamentos e Filosofias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page