top of page

Quinto Império

  • garciacruz5
  • 23 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Texto Solicitado pela Associação Nova Portugalidade, 2020.


O Quinto Império poderá ser entendido como o ideal metafísico da missão e da razão da Portugalidade, sinónimo de Império do Espírito Santo ou Idade do Ouro. Profetizado em diversas culturas como o reino futuro, da Hindú à Cristã, este será um Reino da Transcendência, um império de Liberdade e Justiça que purga os clássicos imperadores, catecismos, burocracias, autocracias, em suma todos os males, dos impérios passados e do actual, que aprisionam a alma do Homem. Toda uma nova cultura e forma de estar, de um Homem pleno e cumpridor de todas as promessas de fraternidade e universalismo, uma sociedade de Liberdade dos preconceitos e dualismos, oposições económicas, políticas, religiosas e sociais, para todos os seres. Liberdade das opressões, obediências cegas e como dizia o Filósofo Agostinho da Silva “não tens essencialmente de amar nos outros senão a liberdade, a deles e a tua; têm, pelo amor, de deixar de ser escravos, como temos nós, pelo amor, de deixar de sermos donos do escravo”. Mas mais importante uma era de liberdade da alma, do Existir, em que reina o Espírito Santo e as Santas Leis Cósmicas antevistas pelos visionários portugueses do Quinto Império, desde Padre Antonio Vieira a Fernando Pessoa, passando pela Raínha Sta Isabel, Bandarra e Agostinho da Silva, entre outros. Eles mesmo exemplos de cidadoes do mundo. Este ideal português embarca num sonho universalista em que os homens que vivem apenas para o ter não têm razão de ser. O homem deve assim colocar em princípio a igual necessidade de Sabedoria e Moral e actuar de forma inteligente para conservar a harmonia, não prejudicar ninguém e não corromper a natureza.

Assim nasceu uma Nova Portugalidade pela pena dos poetas e pelo exemplo destes pensadores maiores que, como Portugueses pelo Mundo, foram a certa altura “convidados” a sair por seus ideais. E muitos outros portugueses de todas as “raças” são dados aqui na Nova Portugalidade como exemplos de superação das oposições e preconceitos, a queda da minha verdade para surgimento da nossa verdade, num ideal de evolução humana que se iniciou com os descobrimentos e a fraternidade entre os povos de diferentes tradições por todo o mundo.

O ideal V Império ainda está em definição e evolução constante na missão Portuguesa e passa pela difusão de uma corrente de pensamento consubstanciada pela genuinidade de sentimentos, pelo espírito da Verdade e Justiça e pelos valores humanos. Questões civilizacionais sao as mesmas de há 500 anos mas sobre outra capa e actores, vão mudando os cenários geopolíticos e os centros de poder, continuam os grilhões à civilização humana.

Velha Europa iniciou agora um ciclo de recessão, ainda com a lembrança bem marcada dos diversos ciclos de fome que já passou, mas tambem dos ciclos de abundancia que se viveram gracas à posição dos povos Europeus noutros continentes e às riquezas que foram descobrir. Em toda a tematica do V Imperio há um despertar da consciencia humana, educacional, cultural para uma nova era de riqueza interior, um novo caminho.


Luis Cruz

Africa / Moçambique



ree

Cronologia dos Descobrimentos Portugueses



ree

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por Pensamentos e Filosofias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page