Sem título
- garciacruz5
- 23 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Publicado na revista Entre Colunas da GLUP. 2017.
“Felizes as almas que se humilham diante da Verdade e suportam em paz a lentidão do orvalho salutar!... Olha como os astros estão acima da terra; o trono do Eterno está tão longe além dessas esferas que não dispões de números para exprimir sua elevação.”
Saint-Martin, O Homem de Desejo, fonte digital, pág. 36, 1790.
Todas as religiões são a mesma. Toda a religião é só uma, apresentando todas diferenças na sua semelhança. Possuem a mesma finalidade e objectivo. Muitos são os caminhos para chegar ao G:.A:.D:.U:. Todos estão correctos e todos estão incorrectos. A natureza e só uma, seja estudada cientificamente, filosoficamente, psiquiatricamente, religiosamente, etc. Nenhuma está mais certa, nenhuma mais errada. Focam aspectos diferentes caminhos diferentes para a Verdade.
A maçonaria sendo, talvez, a primeira instituição verdadeiramente ecumênica, compreende e abraça todas as formas de religação espiritual cujos ensinamentos e eventuais tradições, nasceram e cresceram pelos diferentes países e civilizações. O homem apresenta diferenças linguísticas e culturais dependendo de região para região, mas a maçonaria possui uma perspectiva que compreende que todas e todos são expressões de um mesmo desejo. Esse homem de desejo que procura a harmoniosa sabedoria que afasta toda a ilusão.
A maçonaria não sendo uma religião não deixa de ser espiritual, adoptando uma forma de conduta moral para os seus membros cuja obrigação é semear a Liberdade, Igualdade e Fraternidade entre os homens e mulheres. O preconceito e o falso testemunho devem e têm de ser afastado de todas as esferas maçónicas se queremos Ser. Sendo esta a Chave Da Palavra Perdida (Yahvé, Om Tat Sat Om - Eu Sou quem Eu Sou)

Assim como esta organização influenciou e mudou o curso da história de toda a civilização, é muito importante que nos adventos futuros e mudanças que hoje ainda são ficção científica, estejamos prontos para caminhar na construção de uma sociedade mais iluminada. Esta newsletter e este projecto parecem vir ao encontro desse sonho.
Constatamos tantas ou mais formas de escravidão e manipulação no presente como no passado. Só com a libertação destas correntes, por nós criadas, poderemos dar um salto qualitativo no universo em que habitamos. Não somos o centro da criação, lamento informar. Existem no universo consciências de diferentes propriedades com visões da Verdade que desconhecemos. Se cada religião é um caminho então cada homem é uma religião, pois impossível é fazer o Caminho exacto que outro percorreu.
Podemos aprender técnicas, ensinamentos e experiências deixadas pelos profetas que passaram por todo o mundo mas o caminho que fazemos é único como uma impressão digital. Seu impacto é medido de forma exacta.

“Morre menos gente de cancro ou de coração do que de não saber para que vive; e a velhice, no sentido de caducidade, de que tantos se vão, tem por origem exactamente isto: o cansaço de se não saber para que se está a viver.” Agostinho da Silva
As nossas acções falam por nós e não nossas palavras, se dedicarmos um pouco do nosso tempo à virtude cardinal, a compaixão em ajudar os outros, vamos decidir sempre com justiça e vencer as encruzilhadas que o Grande Arquitecto nos coloca no caminho.



Comentários