Publicação Newsletter n.5 - Um (o) Avental não faz o (um) maçon
- garciacruz5
- 6 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Infelizmente a Newsletter V Império foi cancelada assim que deixei as minhas funções de V:.M:. da V Império. Esta Newsletter teve a contribuição dos OO:. da Loja V Império, mas também de II:. de todo o mundo.
Contudo neste blog apenas é publicado as minhas pranchas. Quem pretender cópias da Newsletter envie email para garciacruz@yahoo.com com a indicação de nome, loja e Grande Loja em que trabalha.
Boletim V Império – Nº 5 1º Trimestre de 6014

Profecias do V Império
Cada Resp:. Loja tem a sua identidade e cultura e essas diferenças enriquecem a GLLP/GLRP.
A R:.L:. Quinto Império tem uma única finalidade: o ideal da união fraterna e espiritual entre todos os homens da Terra, independentemente da raça e dos credos, para a construção de um mundo novo e melhor.
Esta é a cultura da R:.L:. V Império e conhecemos bem a Lei do G:.A:.D:.U:., de não prejudicarmos ninguém com nossas acções. Como tal, depois da introspecção pessoal, tentamos aperfeiçoarmo-nos através das decisões que tomamos no dia-a-dia e integrarmo-nos espiritualmente no trabalho de aperfeiçoamento da sociedade. Neste sentido, trabalhamos, não pela comida que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna (S. João: 6,27).

Como dizia a Q:.Iª:. Maria Veleda, Eu tinha uma ardente esperança no futuro; e a minha propaganda era iluminada pelo clarão abençoado na fé num mundo novo, liberto de injustiças — um mundo sobre que a Fraternidade desdobrasse o seu manto protetor. E porque todos os profetas falaram no mesmo criador e na mesma verdade, mas fronteiras foram sendo construídas pelos preconceitos e instituições do homem A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia, como diria Albert Einstein.
Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também…Convém que eu faça as obras daquele que me enviou” (João 5:17; João 9:4).
Meus muito queridos Irmãos,
A R:. L:. V Império prolongou o seu luto pois, após a passagem ao Oriente Eterno do M:. Resp:. Grande Secretário, nosso M:.Q:.I:. Rui Léle.
O G:.A:.D:.U:. instruiu que era a hora de levar, para o Oriente eterno, o bom Q:.I:. Past Master António Araújo Brito, obreiro n.90526 da nossa respeitável obediência e instalado, a 24 de Julho de 1993, como o 3º Venerável Mestre da M:. R:. L:. V Império.
A cultura de sermos enriquecidos pelo trabalho que realizamos foi sempre apanágio do nosso eterno irmão Past Master, com a regularidade do contributo para esta Newsletter, entre outras causas. Sinto que, em detrimento de prestarmos homenagem à memória do Q:.I:., é precisamente o Q:.I:. António Araújo de Brito que nos presta homenagem com a honra da sua última palavra! Partiu, mas antes enviou uma extraordinária prancha dividida em três partes, que publicamos nesta edição as primeiras duas conforme enviou e guardamos a terceira parte para a próxima edição.
Obrigado amado irmão António Araújo de Brito por teres partilhado esta vida a nosso lado, por teres dado o que de maior valor tinhas; a dedicação do teu tempo e trabalho, que ofereceste para nos enriquecer. Mais uma perda imensurável para todos nós e aproveitamos para desejar à sua família as nossas mais sentidas condolências.

À esq. Q:.I:. Antº Araujo de Brito, foto tirada em Dezembro de 2013 na messe da marinha de Cascais.
Mensagem do V:.M:.
Um (o) Avental não faz o (um) maçon
Conforme dito na última newsletter e nunca é demais relembrar, o verdadeiro culto da maçonaria está nos bons costumes e na prática da virtude. Relembro igualmente a importância do código de conduta que as regras maçónicas nos trazem, bem como o ensino da prática das virtudes no ritual mais importante de todos, o da iniciação na respeitável obediência.
Neste sentido, foi solicitado aos obreiros e à imagem de distribuição de trabalho passados, um especial estudo, através da palavra escrita, das virtudes com que nos devemos pautar e elevar, aos olhos do G:.A:.D:.U:.. Os nossos objectivos são somente a evolução e elevação do templo interior e, através do trabalho exterior, o aperfeiçoamento da humanidade. E isso é a pedra filosofal que qualquer maçon deve descobrir para transformar os abismos negros que os vícios (vaidade, ganância, preconceito, etc.) e medos criam no nosso interior. Transmutando o Ser em Luz, através do trabalho na matéria emocional, mental, no bem estar da humanidade e todos os seres vivos que o G:.A:.D:.U criou e colocou a nosso lado.
Conseguimos e devemos deixar a nossa impressão, marcar a nossa diferença pela sabedoria e pelo amor de encaminhar e ajudar quem carece. Disponibilizarmo-nos para amar e dar a mão ao nosso irmão não é fraqueza, é Força. Estudar, ter dúvidas e agir sem prejudicar ninguém não é fraqueza é Sabedoria. Essa Luz, as trevas não compreendem a sua Beleza.
O primeiro sinal do carácter Cristão do Rito Rectificado é a frase Et Tenebrae Eam Non Comprehenderunt (E as trevas não compreenderam, repeliram) inscrito no triângulo equilátero, que irradia raios de Luz dos seus três lados, colocado na parede a Oriente do Templo. Vamos a colocar a vida em perspectiva para sermos mais tolerantes com os outros e connosco próprios. Nascemos e vamos morrer a precisar de quem trate de nós e nos ame. Entretanto que vivamos e trabalhemos por um ideal, um ideal de deixar um mundo melhor e mais justo. Nem que para isso tenhamos de morrer como, honradamente, muitos II:. nossos o fizeram ao longo da história. Conseguindo um lugar no panteão dos que se sentam junto ao G:.A:.D:.U:.
Como diria Ghandi e creio que de Abraão a Maomé, passando pelo Mestre Perfeito, todos os mais iluminados concordariam, Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são:
Riqueza sem trabalho;
Prazeres sem escrúpulos;
Conhecimento sem sabedoria;
Comércio sem moral;
Política sem idealismo;
Religião sem sacrifício;
Ciência sem humanismo;
Muito obrigado a todos os II:. e que o G:.A:.D:.U:. nos proteja.
L. Cruz V:.M:.



Comentários